

Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
01/04/2025
A Aged de Balsas esteve reunida com representantes da Granja Agromina, uma das maiores produtoras de suínos da Região Nordeste, instalada no município de Balsas, região Sul do Maranhão.
A reunião teve como pauta discutir importantes temas relacionados à biosseguridade e à saúde animal abordando sua importância na prevenção de doenças animais e na proteção da saúde pública, além do uso do SIGAMA (Sistema de Gestão da Agropecuária do Maranhão), tornando-se uma ferramenta importante para o gerenciamento de dados agropecuários no Estado. Foi discutido também a portaria dos valores de transferência de continuidade que é fundamental para a gestão da agropecuária.
Estiveram presentes na reunião o fiscal estadual agropecuário da Aged de Balsas, Karlos Yuri Fernandes, o médico veterinário RT da Agromina, Jarbas de Freitas Costa e o gerente de produção da granja, Eduardo Bertasso.
Em seguida à reunião, foi realizada nas dependências da granja uma vigilância ativa para síndrome hemorrágica, que é uma doença que afeta os animais e pode ter consequências graves para a saúde pública. Todos os suínos foram examinados e foram descartados quaisquer focos de doença hemorrágica.
Essa vigilância ativa de Síndrome Hemorrágica promove a prevenção do foco da doença e o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Maranhão.


GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI