
Por Dariana Calado
Edição Suyane Scanssette
09/04/2025
A equipe da Unidade Regional (UR) da Aged de Zé Doca realizou na semana passada o monitoramento preventivo da praga mosca de carambola. A fiscal estadual agropecuária, Iolanda Sousa e o auxiliar de fiscalização agropecuária, Fabian Luz, realizaram essa ação nos municípios da UR que possui 46 armadilhas de detecção instaladas, sendo 44 do tipo Jackson e 2 do tipo Mcphail. As armadilhas do tipo Jackson são monitoradas quinzenalmente e as do tipo Mcphail, a cada 4 meses.
Essas armadilhas estão distribuídas em 13 municípios da Regional: Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Presidente Médici, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão, Junco do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Amapá do Maranhão, Carutapera, Luís Domingues, Godofredo Viana e Cândido Mendes.

A fiscal explica que em caso de suspeita da ocorrência da praga, deverá ser investigada imediatamente pela Aged em articulação com a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Maranhão (SFA/MA), visando implementar procedimentos operacionais para as ações de vigilância, contenção, supressão e erradicação da praga.
Os danos causados pela praga, que ocorre nos Estados do Amapá, Roraima e alguns municípios do Estado do Pará, podem ser diretos, onde consiste na queda prematura e apodrecimento das frutas atacadas e indiretas que são aquelas causadas pela barreira fitossanitária imposta à exportação de frutos de Áreas Sob Quarentena, locais com a presença da praga e sob controle oficial.
No Maranhão, Estado classificado como de alto risco para a entrada e dispersão da praga, a Aged, em parceria com a SFA/MA, executa ações de vigilância estabelecidas no Programa Nacional de Combate às Moscas-das-Frutas, do Ministério da Agricultura e Pecuária, que consiste em monitoramentos de armadilhas visando garantir o status de ausência da praga e propiciando as exportações de frutas e de seus produtos e a oferta de alimentos de qualidade à população.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI