
Por Dariana Calado
Edição Suyane Scanssette
09/04/2025
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) realizou operações para fiscalização do trânsito agropecuário nas regiões de Açailândia e Barra do Corda. Com apoio da Polícia Rodoviária Federal, os fiscais montaram blitz na BR 222, em Açailândia e na BR 226, em Barra do Corda.
O objetivo das ações foi de fiscalizar o transporte de animais, os produtos de origem animal e vegetal e coibir as irregularidades no trânsito agropecuário. A ação faz parte do trabalho de monitoramento e vigilância do sistema de Defesa Agropecuária do estado.
Em Açailândia, dois veículos boiadeiros foram identificados transportando 130 bovinos. Os veículos estavam desviando da rota original, com destino final ao estado de Goiás. A equipe de fiscais da Aged lavrou auto de infração e tomou as providências cabíveis. O desvio de finalidade pode ser prejudicial à saúde animal e à economia local.

Em Barra do Corda, durante a blitz, foram fiscalizados 33 veículos e as cargas de interesse fiscalizadas foram: 346 toneladas de soja, 18 toneladas de açaí, 85 toneladas de arroz e 48 toneladas de farelo de soja. Nenhuma irregularidade foi encontrada.
A equipe da Aged montada para operação de fiscalização do trânsito agropecuário foram: Rômero Coimbra, Daniela Guedelha e Eudes Sansão.
A ação conjunta entre a Aged e a PRF é um exemplo de esforço para coibir irregularidades no transporte de animais e das cargas de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal para garantir a segurança alimentar e a saúde animal no Estado.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI