22/04/2025 1:53 pm

AGED REALIZOU CAPTURA DE MORCEGOS HEMATÓFAGOS PARA CONTROLE E PREVENÇÃO DA RAIVA DOS HERBÍVOROS EM MORROS

 

 

 

Por: Dariana Calado

Edição: Suyane Scanssette

22/04/2025

No município de Morros, a Aged realizou ação de captura de morcegos hematófagos para prevenção da raiva dos herbívoros. A ação ocorreu no Povoado Cabeceira das Pacas na primeira semana deste mês.

A médica veterinária e fiscal estadual agropecuária, Daniele Lopes do Nascimento, o técnico de fiscalização agropecuária, Samuel Sousa Silva e o auxiliar de serviços, Denilson Góes Freitas, estiveram reunidos para a captura de morcegos hematófagos. Os criadores rurais da localidade comunicaram ao órgão sobre o ataque que estava ocorrendo em rebanho caprino, onde vários animais estavam apresentando lesões de mordeduras recentes, inclusive fêmeas gestantes e lactantes.

Mediante o risco de transmissão de raiva para os animais e humanos, a atividade de captura e tratamento com pasta anticoagulante vampiricida nos morcegos é essencial para controle e prevenção da doença. Foram capturados e tratados 5 morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus.

Além da captura, o trabalho de educação sanitária foi realizado no povoado pela equipe da Aged, destacando a importância da vacinação antirrábica nos herbívoros para prevenção de doença.

A raiva é uma zoonose de grande relevância para a saúde pública, principalmente por não haver tratamento e cura e ser 100% letal. Os morcegos hematófagos são considerados os reservatórios da raiva no ciclo rural, então o controle populacional precisa ser feito através da captura e tratamento com pasta vampiricida. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão realiza ações de defesa agropecuária, a fim de promover a prevenção, controle e/ou erradicação de doenças nos animais de produção.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI