
Por Suyane Scanssette
30/04/2025
São Luís foi escolhida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para sediar a reunião com as diretrizes do Plano Nacional Brasil Livre de Peste Suína Clássica para a Região II. O encontro, que reuniu técnicos dos programas de sanidade dos suínos dos estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas e Maranhão, foi realizado na Fiema nos dias 27 e 28 deste mês.
O objetivo foi de debater as metas e ações do plano para os estados da chamada Região II (MA, PA, AM, AP e RR), que apresentam as mesmas características sanitárias de risco para doença, discutindo a cerca de vigilância epidemiológica, trânsito agropecuário e educação sanitária.
Juntos, os 5 estados realizarão ao longo de 2025 as ações de vigilância ativa e outras atividades pertinentes a defesa agropecuária em propriedades com suínos com objetivo de obtenção do status sanitário de zona livre para peste suína clássica em 2027.
Com as metas cumpridas este ano, os estados da Região II devem realizar em 2026 o inquérito soroepidemiológico da Peste Suína Clássica (PSC), uma etapa importante para obtenção do status de zona livre da doença.
No Brasil já são consideradas zonas livres da peste suína clássica 15 estados e o Distrito Federal. O Maranhão deve avançar para a conquista do novo status sanitário juntamente com os estados do Norte (AM, PA, AP e RR).
O fiscal estadual agropecuário da Aged e responsável pelo programa de sanidade dos suínos no estado, Lauro Queiróz apresentou, durante o encontro, as ações realizadas pela Aged que foram importantes para o combate à doença e o mapeamento da divisa entre os estados do Maranhão e Piauí para o trânsito agropecuário.
Os representantes dos órgãos de defesa agropecuária dos demais estados também apresentaram suas ações e compartilharam as perspectivas para obtenção do status de zona livre para peste suína clássica.

Representante da Diagro do Amapá apresentando as ações do programa de sanidade dos suínos no estado.

O fiscal Lauro Queiroz da Aged apresentando as ações que a Agência desenvolve em todo estado para promoção da sanidade dos suínos

Estados do Amapá, Pará, Roraima e Amazonas apresentaram ações do programa de sanidade dos suínos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI