
Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
23/05/2025
O Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos realizou vacinação de peixes em propriedade rural, no município de São João dos Patos. O objetivo principal foi vacinar peixes da espécie tilápia na propriedade cadastrada na Aged, em uma ação realizada na última quarta-feira, 21.
A vacinação foi realizada durante todo o dia visando a prevenção de doenças bacteriosas como: streptococcus agalactiae sorotipo Ib, Streptococcus agalactiae sorotipo III, Streptococcus dysgalactiae sorotipo e lactococcus petauri.
Essa atividade foi realizada em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com a participação da professora Dra Nancylene Chaves, executado pela fiscal estadual agropecuária e responsável técnica pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos, Dra Allana Raíssa Araújo Silva, pela fiscal estadual agropecuário, Eilen Kenned Marquis e pela gestora da Unidade Regional da Aged de São João dos Patos, Waldívia Oliveira.
O cultivo dos peixes é do tipo tanque-rede em uma represa no rio Parnaíba. A quantidade de tanques-rede são de: 60 berçários e 260 tanques para engorda, colocando o município de São João dos Patos em uma excelente posição no ranking de produção de peixes no Estado do Maranhão.
Toda a produção de peixes é destinada a uma indústria registrada no Serviço Estadual de Inspeção do Estado do Ceará (Registro no SIE/Adagri sob o n° 709 ), assegurando, dessa forma, a qualidade e a segurança do produto. A vacinação contribui de forma ímpar para a sanidade e a produtividade dos peixes.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI