
Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scansstte
02/06/2025
A equipe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da Aged de Açailândia realizou uma blitz de rotina nas proximidades do setor Pequiá, no município.
Durante a fiscalização do trânsito agropecuário foram verificadas cargas com produtos e subprodutos de origem animal e vegetal como: rações, farelos de soja e de milho, embutidos, produtos lácteos, além do trânsito de animais vivos.
Na parte da defesa vegetal deu-se prioridade a fiscalização do trânsito de agrotóxicos e máquinas e implementos agrícolas oriundos de outras regiões produtoras do Estado e também de várias unidades federativas. Como resultado das ações da área vegetal foi verificada uma carga de 500 kg de agrotóxicos oriundos do Tocantins, a qual estava acompanhada de nota fiscal, receituário agronômico e tais produtos eram registrados no MAPA e cadastrados na AGED, atendendo assim as normas legais vigentes.

Em relação ao trânsito de máquinas e implementos, foram fiscalizados 3 transportadores, onde 1 atendia os normativos vigentes e outras 2 infringiram a legislação, sendo autuadas conforme o disposto no artigo 68, grupo C, do Decreto Estadual 22806/2006 e sua lei 8182/2004, em virtude do não atendimento as determinações de controle referentes às pragas que colocam em risco a sanidade vegetal do Estado.
As fiscalizações inerentes a defesa animal ocorreram dentro da normalidade e atenderam todos os requisitos legais como: apresentação de Guia de Trânsito Animal – GTA’s, Certificados de produtos e subprodutos, rações com registro no Serviço de Inspeção Federal.
A fiscalização do trânsito agropecuário é importante para intensificar a segurança alimentar, prevenindo a disseminação de doenças e garantindo a qualidade desses produtos e subprodutos.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI