
Por Suyane Scanssette
18/06/2025
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) entregou nesta terça-feira, 17,o certificado de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), conferido à Unidade de Beneficiamento de Produtos das Abelhas da Associação de Apicultores de Limoeiro, Ibacá do Coaçuzinho e Adjacências – Aplica, no município de Viana.
Esse foi a primeira agroindústria de pequeno porte da região a obter o certificado, habilitando o empreendimento a comercializar seu produto em todo o Estado do Maranhão.
“Seguindo as diretrizes do nosso governador Carlos Brandão estamos conferindo o registro da primeira agroindústria da baixada de mel. É uma conquista para a comunidade do Limoeiro a obtenção deste registro. Isso significa desenvolvimento para comunidade e, acima de tudo, a entrega de um produto de qualidade, gerando renda e lucratividade” afirmou a presidente da Aged Jucielly Oliveira.
A agroindústria de pequeno porte tem capacidade de recebimento de 800 quilos de mel por semana para produção de mel centrifugado, filtrado e decantado. O empreendimento tem como mercados consumidores os municípios de Viana, Matinha e a capital São Luís.
O presidente da Associação de Apicultores Carlos Henrique Mendonça celebrou a certificação, que agora com o selo SIE, atesta a qualidade do mel que vai chegar na mesa do consumidor maranhense. “Estamos alegres em receber a certificação, pois vai agregar valor ao nosso produto e colocar um mel de qualidade para todo Maranhão”, comemorou.
A Unidade de Beneficiamento de Produtos das Abelhas da Associação de Apicultores recebeu o certificado SIE número 0087 para a marca comercial Mel do Campo, cujo empreendimento vai entregar um produto que segue as normas sanitárias de produção. O Governo do Maranhão vem trabalhando para que as agroindústrias no estado e seus produtos tenham ampliação de mercado e produtos com a qualidade e a identidade do Maranhão.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI