

Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
24/06/2025
A Aged de Presidente Dutra promoveu uma palestra, no último dia 17, para os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão de Agronegócio da UEMA, no município.
O tema da palestra foi o Maranhão livre da febre aftosa sem vacinação, uma conquista recente com o reconhecimento internacional conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA.
Durante a palestra, a fiscal estadual agropecuário da Aged, Sandra de Paula Barros, abordou assuntos referentes a doença e a importância da atualização cadastral como um dos componentes primordiais para subsidiar as ações de vigilância a serem executadas pela Agência em todo o estado.
Os alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Agronegócios puderam aprender sobre a importância das ações de vigilância para manutenção do status sanitário de zona livre sem vacinação, além de traçar comparativos com outras enfermidades como as doenças vesiculares.
A atualização cadastral do produtor e da propriedade é necessária para o controle sanitário e a vigilância epidemiológica da doença, protegendo o rebanho e prevenindo a disseminação de doenças, uma vez que já houve a erradicação da febre aftosa.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI