

Por; AGED
03/07/2025
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), entre os dias 23 e 26 de junho, por meio da Coordenadoria de Inspeção, realizou visita técnica à CEAGESP e reunião com representantes da Defesa Agropecuária do estado de São Paulo.
O principal objetivo foi promover intercâmbio institucional e qualificar sua equipe técnica, visando o aprimoramento das ações do Serviço de Inspeção Estadual do Maranhão (SIE/MA).
A programação incluiu visita à Unidade de Beneficiamento de Pescados da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), onde a equipe foi recepcionada por Leandro Ribeiro, responsável técnico e proprietário da unidade.
Durante a visita técnica foram apresentadas as instalações, os fluxos operacionais de recebimento e beneficiamento dos pescados, os documentos sanitários exigidos e os formulários utilizados na inspeção primária, conforme os protocolos do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Outro ponto de destaque foi a visita ao abatedouro frigorífico de maior capacidade de abate registrado no Sistema de Inspeção de São Paulo (SISP), localizado no município de Piracicaba, com capacidade de 540 bovinos/dia e 700 suínos/dia, onde equipe da AGED acompanhou todas as etapas do processo de abate, em um momento que coincidiu com o treinamento prático de atualização das normas técnicas conduzido pela equipe do SISP, proporcionando uma imersão nas rotinas industriais de inspeção e nos protocolos de controle sanitário.

A missão técnica incluiu também, reunião na sede da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, em Campinas, com o médico-veterinário João Gustavo Loureiro, diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA). Foi apresentado o organograma de Coordenadoria de Defesa Agropecuária de São Paulo, o modelo de registro sanitário simplificado, que tem promovido a formalização de agroindústrias por meio da desburocratização, sem prejuízo aos padrões técnicos exigidos.

A equipe também visitou uma agroindústria de carnes e derivados registrada por meio desse modelo simplificado, acompanhando sua rotina produtiva, as medidas de controle sanitário adotadas e os procedimentos de inspeção ao longo da linha de produção.

A visita técnica para a equipe da Aged representou uma oportunidade estratégica de qualificação técnica e institucional, reforçando o compromisso com a modernização do SIE/MA, o incentivo à regularização das agroindústrias locais e a promoção da segurança dos alimentos, assegurando produtos de qualidade à população maranhense e ampliando o acesso de pequenos produtores ao mercado formal.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI