Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
27/08/2025
Na manhã da última quinta-feira, 21, foi realizada vistoria em propriedade rural para abertura de cadastro no município de Duque Bacelar.
A vistoria foi conduzida pela fiscal estadual agropecuária e responsável técnica da Ulsav de Coelho Neto, Ana Célia Mendes Melo, pela gestora regional de Caxias Nádia Oliveira Medeiros e pelo fiscal estadual agropecuário e responsável técnico da Ulsav de Parnarama, Antônio Borges.
Essa vistoria foi realizada em atendimento ao Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo (Aquicultura com Sanidade), na propriedade Fazenda Roça do Meio. A propriedade possui 33 tanques, com 25 tanques ativos, com capacidade para cinco mil animais/ tanque. Os alevinos são oriundos de Nazária ( Piauí) e após a engorda, os peixes devem retornar para o estado do Piauí, onde serão comercializados.
O responsável administrativo pela propriedade foi orientado acerca dos objetivos do Programa Sanitário, como forma de assegurar a prevenção, o controle e a erradicação de doenças no sistema de produção de animais aquáticos. Além da atividade de piscicultura, a propriedade possui aproximadamente 500 bovinos.
As vigilâncias e vistorias em propriedades rurais são de relevante importância para o SVO, pois através destas, há a constatação in loco das informações repassadas pelos produtores, assim como a possível detecção precoce de enfermidades que possam pôr em risco o sistema de produção de animais.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI