10/09/2025 3:09 pm

AGED faz balanço positivo da Caravana da Educação sobre a Vassoura-de-Bruxa da Mandioca

Por Ricardo Castro

10/09/2025

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) participou da I Caravana da Educação sobre Vassoura-de-Bruxa da Mandioca, realizada no município de Cametá-PA.

O evento foi promovido pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Pará (SFA/PA), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARA), e contou com a presença de diversas instituições públicas e privadas ligadas à defesa agropecuária, extensão rural, ensino, pesquisa e agricultura familiar.

A Caravana, que foi realizada na última semana de agosto, teve como objetivo de prevenir e controlar a disseminação da Vassoura-de-Bruxa da Mandioca, doença causada pelo fungo Ceratobasidium theobromae também conhecido como Rhizoctonia theobromae. A praga representa uma grave ameaça à produção de mandioca, podendo provocar perdas significantes para agricultores familiares e industriais do setor.

Durante a programação, foram apresentadas metodologias ativas de educação sanitária, buscando sensibilizar produtores, técnicos, lideranças comunitárias, estudantes e a sociedade em geral. As atividades ocorreram em escolas, comunidades rurais e urbanas, feiras, mercados, portos e sindicatos.

Para a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da Aged Rejane Valéria dos Santos, a participação foi estratégica para o fortalecimento das ações no Maranhão. “A Aged vai iniciar os levantamentos anuais de detecção no Estado, conforme procedimentos e metas estipuladas pela Diretoria Técnica, juntamente com as ações de educação sanitária. O objetivo é reduzir o risco de entradas da praga no Maranhão e intensificar a fiscalização do trânsito interestadual”.

A iniciativa mobilizou mais de 50 profissionais e a lcançou diferentemente 1.446 pessoas, entre facilitadores, multiplicadores, estudantes, produtores e vendedores. Foram capacitados 60 facilitadores e 35 lideranças comunitárias, além de sensibilizar 753 estudantes da rede básica e 35 do ensino superior. Também foram orientados 284 produtores e 110 vendedores ambulantes, com a realização de 169 entrevistas. O resultado foi considerado altamente positivo, fortalecendo e conscientização sobre os riscos da praga e ampliando a rede de proteção fitossanitária na região.

Sobre a praga – A vassoura-de-bruxa da mandioca é uma doença fúngica que afeta a cultura da mandioca, causada pelo fungo Ceratobasidium theobromae. Ela se manifesta através de deformações e crescimento anormal dos ramos, resultando em aspecto semelhante a uma vassoura velha. A doença foi detectada pela primeira vez no Brasil em 2024, no Amapá, e desde então medidas de contenção e controle foram adotadas para evitar sua disseminação.

São sintomas da doença: a proliferação de brotos finos e fracos, entrenós curtos e deformados, necrose vascular e clorose das folhas, morte apical e descendente e a formação de “vassouras” nos ramos.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI