26/09/2025 2:58 pm

UNIDADE REGIONAL DE ZÉ DOCA REALIZA FISCALIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS E MONITORAMENTO FITOSSANITÁRIO EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO

 

Por: Dariana Calado
Edição: Ricardo Castro
26/09/2025

A Unidade Regional de Zé Doca realizou, uma ação de fiscalização do uso de agrotóxicos em propriedades rurais dos municípios de Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão, Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi, totalizando 24 propriedades fiscalizadas.

Durante a atividade, os agricultores e produtores receberam orientações sobre o uso seguro de agrotóxicos, conforme determina a legislação estadual e federal.

Foram reforçadas práticas essenciais, como:

  • O uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) , esse equipamento é indispensável para reduzir o contato do aplicador com o produto, especialmente no preparo da calda, etapa de maior risco por envolver o produto concentrado
  • Tríplice lavagem de embalagens – encher ¼ da embalagem com água, agitar por 30 segundos, repetir o procedimento três vezes, devolver a água para o pulverizador e perfurar o fundo da embalagem para evitar a reutilização.
  • O armazenamento seguro e a devolução das embalagens vazias em postos de recebimento autorizados, são necessários para prevenção de riscos ambientais e à saúde.

Além da fiscalização, a equipe realizou também, o monitoramento da planta daninha Amaranthus palmeri e a inspeção das lavouras de mandioca, com orientação sobre o manejo da doença Vassoura-de-bruxa da mandioca, causada pelo fungo Ceratobasidium theobromae (Rhizoctonia theobromae).

Essa praga, classificada como quarentenária presente no Brasil, foi identificada primeiramente no Amapá e atualmente já ocorre em Almerim, no estado do Pará. Seus sintomas incluem ramos secos e deformados, nanismo, brotação excessiva de ramos finos, clorose, murcha e morte apical, podendo levar à morte da planta. A doença pode se disseminar por material vegetativo contaminado, ferramentas de plantio, movimentação de solo e água.


A ação foi conduzida pela Fiscal Agropecuária Iolanda Sousa e pelo Auxiliar de Fiscalização Marlon Cutrim, reforçando o compromisso da Unidade Regional de Zé Doca com a agricultura segura, sustentável e a proteção da sanidade vegetal no estado.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI