Por: Ricardo Castro
29/09/2025
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) realizou, entre os dias 23 e 25 de setembro, em São Luis, a IV Atualização em Sanidade Vegetal e o Seminário sobre Fiscalização na Aplicação Aérea de Agrotóxicos. O encontro reuniu fiscais agropecuários, especialistas, técnicos e representantes de órgãos estaduais, federais e entidades do setor produtivo consolidando o Maranhão como referência no fortalecimento da defesa agropecuária.
Durante os três dias de evento, a programação contemplou palestras, mesas-redondas, debates técnicos e visita de campo, abordando temas estratégicos para a segurança alimentar, a preservação ambiental e a sustentabilidade do agronegócio.
O primeiro dia foi dedicado à sanidade vegetal, com destaque para a praga Vassoura-de-Bruxa da Mandioca, tema conduzido por pesquisadores e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Também foram debatidos Cancro Cítrico, legislação sobre sementes e mudas, uso do sistema RENASEM e atualizações normativas sobre o trânsito de máquinas agrícolas.
No segundo dia, o foco esteve na fiscalização de agrotóxicos como discussões sobre combate a insumos irregulares, devolução de embalagens vazias, fiscalização interestadual e os impactos da nova legislação nacional, apresentados por instituições como CREA/MA, CropLife, InpEv e CIDASC. À tarde, teve início o seminário sobre aplicação aérea de defensivos, com painéis voltados para a regulamentação, práticas seguras e responsabilidades técnicas.
O último dia trouxe inovações contou com a presença de agências de defesa agropecuária de outros estados, como ADAPI (Piauí), ADEPARÁ (Pará), CIDASC (Santa Catarina) e ADAPEC (Tocantins), fortalecendo a troca de experiências e a integração entre diferentes regiões do país.
A presidente da AGED, Jucielly Oliveira, destacou a importância da iniciativa. “Eventos como este reafirmam o compromisso do Maranhão em manter uma defesa agropecuária cada vez mais eficiente, pautada no conhecimento técnico, na integração institucional e na busca por práticas seguras e sustentáveis.”
Confira as Fotos:
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI