3/10/2025 5:28 pm

AGED participa do lançamento da Campanha Maranhão Rosa no Palácio dos Leões

Por Ricardo Castro
03/10/2025

Para conscientizar e prevenir o câncer de mama, foi lançada nesta quinta-feira (02), em São Luis, a Campanha Maranhão Rosa. A solenidade de abertura ocorreu no Palácio dos Leões e contou com a presença do governador Carlos Orleans Brandão, da primeira-dama Larissa Brandão, que lidera o projeto, além de autoridades, convidados e representantes de diversas instituições.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) marcou presença no evento, com a participação da presidente Jucielly Oliveira e de sua equipe, garantindo o compromisso em apoiar iniciativas que promovam saúde, prevenção e bem-estar para a população maranhense.

 

Ações da Campanha

Durante todo o mês de outubro, a Campanha Maranhão Rosa irá disponibilizar ações itinerantes, levando consultas, atendimentos e serviços de saúde para mulheres em São Luis e em diversos municípios do estado.

Na abertura, a programação contou com show da cantora Bruna Lussaray, apresentação do grupo teatral Pão Com Ovo, salão itinerante com corte de cabelo solidário, além de rodas de conversa com médicas e mulheres que venceram o câncer de mama, inspirando força e superação.

A campanha é realizada em parceria pelas secretarias de Estado da Mulher (Semu), da Saúde (SES) e de Governo (Segov), e terá como destaque os atendimentos da Carreta da Mulher, que estará presente em diferentes cidades maranhenses ao longo do mês.

 

Medidas preventivas e autoexame

A Campanha Maranhão Rosa foi estabelecida por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Brandão, em dezembro do ano passado. A lei garantiu a instituição permanente da campanha de conscientização sobre o câncer de mama e outras doenças relacionadas à saúde da mulher.

 

Serviços oferecidos

As unidades móveis da Carreta da Mulher atenderão mulheres a partir dos 18 anos, mediante apresentação de documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de residência. Serão oferecidos serviços como:

Mamografia

Consultas com ginecologista e mastologista

Ultrassonografia

Exame preventivo (Papanicolau)

Triagem e avaliação nutricional

Testes rápidos para infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Vacinação

Aferição de pressão arterial e teste de glicemia

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI