Por: AGED
09/10/2025
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) começou a fiscalização do vazio sanitário do algodão no município de Balsas, em cumprimento a Portaria AGED nº 497/2018, que tem como objetivo prevenir e controlar o Bicudo-do-algodoeiro, principal praga da cultura do algodão.
Balsas, que faz parte da Região Produtiva I, deve observar o período de vazio de 1º de outubro a 30 de novembro, conforme a Portaria. Os demais municípios, que fazem parte da Região Produtiva II, devem cumprir o período de vazio entre 1º de novembro a 30 de dezembro.
De acordo com a portaria, durante o vazio, é proibido plantar ou manter plantas vivas de algodão. Antes do início do vazio sanitário, os produtores devem eliminar todas as plantas com risco fitossanitário, usando controle químico ou mecânico.
A responsabilidade pela destruição das plantas voluntárias é do proprietário, arrendatário ou ocupante da área.
Cumprir o vazio sanitário é essencial para reduzir pragas e doenças, aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade da lavoura. O descumprimento das normas pode resultar em multas e outras sanções legais.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI