Por: Dariana Calado
Edição: Ricardo Castro
02/12/2025
A unidade regional de Caxias, por meio da Ulsav de Timon realizou uma série de ações de vigilância, em propriedades rurais, no município.

Durante as ações foram realizadas vigilância para atender ao Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS), vigilância epidemiológica para atender ao PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa) e coleta de amostras biológicas visando o reteste para diagnóstico da AIE ( Anemia Infecciosa Equina).


A coleta de amostras biológicas é uma ação importante para o diagnóstico preciso da Anemia Infecciosa Equina (AIE).
Durante a ação a fiscal estadual agropecuária, realizou a coleta e inspecionou os equinos da propriedade,
garantindo todos os cuidados necessários como:
– Prevenir a propagação da doença para outros animais
– Garantir a saúde e o bem-estar dos animas da região
– Identificar animais infectados e tomar medidas de controle


O PNSS e o PNEFA são programas fundamentais para garantir a saúde animal e a segurança alimentar. E a coleta de amostras para diagnóstico da AIE é um passo necessário, para controlar a propagação dessa doença.
Participaram das ações: a chefe da ULSAV de Timon, Jocélia Rêgo de Sá, o fiscal estadual agropecuário, Raimundo Rômulo Costa e as fiscais estaduais agropecuárias, Larissa de Carvalho Bessa e Misângela de Fátima Barbosa.

As ações que a Ulsav de Timon vem realizando são essenciais para proteger a saúde animal e a economia local , além de garantir a segurança dos alimentos e a saúde pública.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI