29/01/2026 6:40 pm

A EQUIPE DO PROGRAMA DE CONTROLE DA RAIVA DOS HERBÍVOROS DA AGED REALIZA CAPACITAÇÃO DOS TÉCNICOS E CADASTRO DE ABRIGO DE MORCEGOS HEMATÓFAGOS EM SANTA LUZIA DO PARUÁ

Por: Dariana Calado
Edição: Ricardo Castro
29/01/2026


 

A equipe do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros da Aged Central, esteve na Unidade Regional de Zé Doca, no período de 19 a 23 de janeiro.

 

Durante esse período, foi realizada a capacitação dos técnicos em captura de morcego e cadastro de abrigos de morcegos hematófagos. A fiscal estadual agropecuária Sonivalde Santana, o técnico de fiscalização, Samuel Sousa e o auxiliar técnico de fiscalização, Denilson Góes realizaram a capacitação em área de foco e perifoco de ocorrência de Raiva no município de Santa Luzia do Paruá.

Os fiscais estaduais agropecuários da região, Luís Carlos Almeida e Anne Caroline Almeida juntamente com o técnico de fiscalização, Lucas Mendes, armaram armadilhas em propriedade para captura de morcegos hematófagos, sendo 01 morcego captura Desmodus rotundos e “tratado” com pasta anticoagulante, que foi solto posteriormente (um morcego tratado após voltar ao abrigo pode eliminar outros 20) e cadastram abrigos de morcegos hematófagos em bueiros.

A raiva dos herbívoros é uma zoonose fatal, de alto impacto e transmitida principalmente por morcegos hematófagos a todos os mamíferos. A doença causa mortalidade em rebanhos, resultando em grandes prejuízos econômicos à pecuária, e representa um grave risco de saúde pública, pois os humanos podem ser infectados pelo contato com a saliva de animais doentes.

 

 

A Aged segue avançando, fortalecendo o agro maranhense!

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI