
Por Suyane Scanssette
21/12/2021     13:20
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, por meio da Coordenação de Educação Sanitária e Comunicação, realizou a oficina Técnica do e-Sisbravet com foco para o Programa de Sanidade dos Equídeos (PNSE/MA) para os fiscais estaduais agropecuários das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV’s) de Codó e Coroatá.
De acordo com a responsável técnica pelo Programa no Maranhão, Sonivalde Santana, o objetivo da oficina foi de aperfeiçoar o uso do e-SISBRAVET, para que os fiscais registrem as atividades de campo do Programa de Sanidade dos Equídeos no Maranhão, como o atendimento de notificações das doenças de AIE e Mormo.
O Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias representa o conjunto de recursos organizados e integrados (estrutura, pessoal, normas, procedimentos, processos, tecnologias) direcionados ao planejamento e gerenciamento da prevenção, detecção e pronta reação às ocorrências zoossanitárias de interesse pecuário nacional.
O sistema informatizado e-Sisbravet é a ferramenta eletrônica específica para gestão dos dados obtidos na vigilância passiva em saúde animal, desenvolvida para o registro e acompanhamento das notificações de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).
Em funcionamento desde 2020, o Ministério da Agricultura espera que através do (e-Sisbravet) os veterinários possam abastecer o sistema com dados sobre detecção e atendimento de doenças dos rebanhos com agilidade, evitando a rápida dispersão, reduzindo os custos para os produtores e o risco de perda de mercados externos.
        GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI