
Por Suyane Scanssette
06/03/2024 12:47
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) reuniu os produtores da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Bacabeira – ACPMB para tratar da adoção de Boa Práticas de Fabricação em toda a cadeia produtiva do mel. O encontro ainda teve uma visita a um apiário em Bacabeira, que fornece mel para a indústria.
Durante a reunião foi tratada a importância da adoção de programas de Boas Práticas, que envolve a criação das abelhas, coleta, extração e beneficiamento do produto. A AGED informou aos produtores sobre a obrigação das Unidades de Beneficiamento de manter atualizado o cadastro dos apicultores fornecedores da matéria-prima e o das criações e da importância da implantação dos Planos de Autocontrole, que dentre outras medidas devem prevê a verificação periódica das condições higiênico-sanitárias dos apiários.
“É importante ressaltar que as ações da defesa animal e as da inspeção dos produtos de origem animal se complementam e são de suma importância para o sucesso da cadeia produtiva do mel. Os apicultores devem procurar os escritórios da AGED para o cadastro das suas criações, notificar a ocorrência de doenças e àqueles que tem interesse em beneficiar o mel e seus derivados devem procurar o Serviço de Inspeção Estadual da Agência para registrar seu estabelecimento e assim oferecer aos consumidores mel de qualidade e com segurança sanitária”, explicou a coordenadora de Inspeção de Produtos de Origem Animal da AGED, Clidilene Alencar.
Participaram da reunião e visita ao apiário a médica veterinária da AGED, Teresinha Lobo, o fiscal estadual agropecuário da ULSAV de Santa Rita, João Gabriel Rodrigues, o presidente da associação de produtores Edson Henrique Cunha, a responsável técnica da Unidade de Beneficiamento, Gisele Cutrim e alguns membros e funcionários da ACPMB.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI