
Por Suyane Scanssette
07/05/2024
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barra do Corda, deflagraram uma ação para apurar denúncia de irregularidade na aplicação aérea de agrotóxicos na região.
Os fiscais da AGED e agentes da Secretaria atenderam a um pedido da Câmara de Vereadores de Barra do Corda que recebeu a denúncia e encaminhou a demanda para que os órgãos competentes tomassem as medidas conforme preconiza a legislação sobre agrotóxicos.
A ação de fiscalização chegou até uma propriedade rural suspeita de aplicar de modo irregular agrotóxicos de modo aéreo. Durante a ação foi constatado que a propriedade estava regular e com toda a documentação comprobatória de compra e uso dos produtos, bem como veículo e aplicador usados estavam legalmente habilitados.
No local os agentes acabaram identificando o armazenamento inadequado de embalagens vazias de agrotóxicos e o proprietário foi notificado. A AGED informa que os produtores devem seguir todas as recomendações do fabricante para devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, a exemplo da lavagem tríplice, perfuração das embalagens, dentre outras.
A AGED atua na inspeção sanitária vegetal, ou seja, com a fiscalização do uso e comercialização de agrotóxicos visando a promoção da saúde humana, da sanidade dos vegetais e preservação do meio ambiente.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI