28/06/2024 10:52 am

Fiscais federais do Ministério da Agricultura conhecem criações de suínos no Maranhão

Por Suyane Scanssette
28/06/2024

Uma equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) veio ao Maranhão para conhecer os sistemas de criação de suínos no Estado. Junto com os fiscais estaduais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), a equipe conheceu propriedades localizadas na divisa entre o Maranhão e Piauí.

Após as visitas, aconteceu uma reunião técnica entre os representantes da AGED e do Mapa no auditório da Universidade Estadual do Maranhão, em Timon, para as tratativas do Plano Estratégico do Brasil Livre da Peste Suína Clássica, com as metas para o Maranhão se tornar zona livre da doença sem vacinação.

A reunião teve participação do presidente da AGED, Cauê Aragão, do responsável técnico pelo programa de Sanidade dos Suídeos no Maranhão, Lauro de Queiroz Saraiva, da diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal, Jucielly Oliveira, da gestora da Unidade Regional de Caxias, Nádia Medeiros, da chefe da Divisão de Sanidade dos Suídeos do Mapa, Lia Treptow e de representantes da Superintendência Federal de Agricultura do Maranhão – SFA/MA.

Segundo dados do SIGAMA, no estado há granjas tecnificadas, cujos animais ficam em confinamento, com 171.660 suínos. Outros 293.626 suínos estão em criatórios não tecnificados, cujos animais são criados soltos.

O Estado possuí mais de 40 mil cabeças suínas e 2.416 produtores de suínos cadastrados nos munícipios que ficam na divisa do Maranhão/Piauí. Esses dados demonstram a caracterização da suinocultura maranhense, uma criação voltada para subsistência ou para a comercialização.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI