Por Arthur Serejo
Edição de Suyane Scanssette
24/07/2024

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão realizou ontem, 23, uma reunião de diagnóstico da cadeia extrativista do município de Araioses, em parceria com diversas instituições. A responsável pelo setor de sanidade dos animais aquáticos da AGED, Alana Raissa Araujo, está coordenando um grupo de trabalho interinstitucional para o desenvolvimento da cadeia extrativista marinha em Araioses, mais especificamente nos povoados do Torto, Carnaubeiras e Guirindo.
A AGED tem dirigido ações na região do Delta do Parnaíba com envolvimento de alguns órgãos estaduais e federais interessados na atividade aquícola.
“Temos desenvolvido trabalhos em parceria e esperamos colher frutos dessa interação entre os órgãos que hoje estão aqui reunidos. É importante ter o Estado presente para o desenvolvimento da região e unirmos forças para chegar ao resultado que a população espera”, relatou Patrick Freire, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura.
O município se destaca no extrativismo de pescado, além disso, grande parte da sua produção vai para os estados do Piauí e Ceará, surgindo assim a necessidade de valorização da nossa produção. Na reunião, foram apresentadas algumas propostas de melhoria para fortalecimento do município e diagnóstico socioeconômico para atendê-lo.
“Considero essa reunião uma continuidade da força-tarefa que participamos. É muito importante essa integração interinstitucional, governamental e da sociedade civil em prol da conservação das áreas e do desenvolvimento de Araioses”, disse Ana Rosa Marques, representante da educação ambiental do IBAMA.

No encontro, além da presença de representantes da SEPA e do IBAMA, houve a participação do chefe da Unidade Regional de Chapadinha, Carlos Henrique Fernandes; do representante do escritório da AGED de Araioses, Francisco Fonseca; representantes da Universidade Federal do Maranhão; da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP); da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA); representantes da comunidade Carnaubeiras; da Agroindústria de Beneficiamento de Caranguejos de Araioses; e do Batalhão de Polícia Ambiental.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI