30/01/2025 1:21 pm

AGED vistoria estabelecimentos avícolas na regional de Caxias


Por Dariana Calado
Edição Suyane Scanssette
30/01/2025

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Unidade de Caxias vistoriaram dois estabelecimentos avícolas, entre os dias 21 e 24 de Janeiro, no povoado Fazendinha, em Timon, e povoado São Lourenço, em Coelho Neto.

As vistorias foram conduzidas pelos fiscais estaduais agropecuários Nádia Oliveira, Jocélia Rêgo, Regina dos Santos, Antônio Borges e Ana Célia Mendes, com o objetivo de orientar os proprietários sobre os procedimentos necessários para adesão ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e a obtenção do registro junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

A equipe da AGED esteve presente nas instalações do estabelecimento avícola de postura comercial, Granja Sofhia, para acompanhar a execução do projeto de construção, realizar vistoria e prestar orientações técnicas. O estabelecimento tem como previsão inicial a produção de 20.800 dúzias de ovos por dia. Atualmente, estão em fase de construção os galpões de cria/recria, de postura, bem como as instalações destinadas à fabricação de ração e classificação dos ovos. Paralelamente ao processo de solicitação de registro, o estabelecimento busca a regulamentação da comercialização do seu produto em todo o estado por meio da obtenção do SIE.

O estabelecimento avícola de postura de pequeno porte, granja São Pedro, também recebeu a vistoria dos fiscais da AGED. O atendimento foi requerido pelo proprietário da granja, que pretende expandir a produção e se regularizar junto ao Serviço de Inspeção.

A gestora da Unidade Regional de Caxias, Nádia Oliveira, destacou a importância dessas vistorias para o fortalecimento da cadeia produtiva da avicultura na região. “As vistorias foram satisfatórias, e os proprietários receberam orientação sobre os procedimentos operacionais necessários para o ajuste de pendências e a consequente obtenção ou regularização do registro SIE”, afirmou.

Segundo a gestora, a avicultura de postura é uma atividade tradicional que tem crescido na Unidade Regional de Caxias, com o surgimento de novos estabelecimentos interessados na certificação pelo Serviço de Inspeção Oficial. “Esse serviço visa garantir a qualidade dos ovos produzidos, pois a AGED acompanha todo o processo produtivo, promovendo a segurança alimentar e a saúde pública. Dessa forma, incentivamos o desenvolvimento da atividade avícola na região”, concluiu Nádia Oliveira.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI