30/01/2025 3:48 pm

AGED vistoria propriedade em Igarapé do Meio para certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose

Por Suyane Scanssette
30/01/2025

A equipe técnica da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou vistoria em uma propriedade rural em Igarapé do Meio para o processo de certificação de estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose.

Antes da vistoria, a AGED reuniu com o proprietário da fazenda, o veterinário responsável técnico pela sanidade dos rebanhos e a gerente para explicar todo o processo de certificação, que inclui: as condições sanitárias e obrigações da propriedade; a participação da AGED e do Ministério da Agricultura e Pecuária; os requisitos para os animais realizarem a vacinação e teste de brucelose e tuberculose; o intervalo entre os testes diagnósticos; as etapas, duração, acompanhamento, validade e renovação da certificação e os relatórios.

Após a reunião a equipe da AGED, formada pelas médicas veterinárias Maria de Lourdes G. Borges, Sonizethe Silva Santana, o gestor da Unidade Regional de Santa Inês, Laudecy de Araújo, o fiscal estadual agropecuário, Clayton de Jesus e o técnico Samuel Sousa Silva, realizou uma vistoria no estabelecimento e elaborou um Parecer Técnico para início da certificação. O parecer foi deferido e serão realizados os primeiros testes de brucelose e tuberculose no rebanho leiteiro.

Para certificação, serão necessários dois testes consecutivos negativos para a conclusão do processo de certificação. Havendo o deferimento do processo, essa propriedade será a segunda no Maranhão a receber o certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI