25/02/2025 2:40 pm

AGED REALIZOU UMA SÉRIE DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM FORMOSA DA SERRA NEGRA

Por Dariana Calado
Edição Suyane Scanssette
25/02/2025

Esta semana foram realizadas no município de Formosa da Serra Negra diversas ações de vigilância epidemiológica em propriedades e pontos de risco, além de fiscalização em revendas de produtos agropecuários e uma blitz para fiscalização do trânsito agropecuário na região.

As ações de vigilância epidemiológica foram realizadas em propriedades rurais no município em atendimento ao que preconiza os programas de sanidade animal do Ministério da Agricultura e Pecuária. “Através da vigilância ativa buscamos assegurar a sanidade dos animais, detectando precocemente quaisquer doenças que possam comprometer os rebanhos”, explicou a fiscal estadual agropecuário, Gláucia Barbosa.

Durante as fiscalizações nas propriedades rurais foram feitas a contagem dos rebanhos, destacando a importância do produtor comparecer ao escritório da AGED, onde possui cadastro, para atualização de dados.

A vigilância ativa executada pela AGED tem o objetivo de manter o status de zona livre de aftosa sem vacinação e garantir a sanidade dos rebanhos do nosso Estado. As atividades realizadas em pontos de riscos são estratégias importantes para que o Serviço Veterinário Oficial faça o combate de doenças que acometem os animais de exploração agropecuária.

Outra ação de destaque foi a blitz realizada em parceria da Polícia Militar do Maranhão para fiscalização do trânsito agropecuário na região. A PM deu suporte para que as atividades fossem realizadas com maior segurança. Essas operações visam fiscalizar o transporte de animais e dos produtos e subprodutos de origem animal, averiguando se carga está em conformidade com a legislação vigente.

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI