
Por Dariana Calado
Edição Suyane Scanssette
25/02/2025
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) apurou denúncia de comercialização clandestina de produtos agrotóxicos no município de Bom Jardim. A ação, que teve o apoio da Vigilância Sanitária Municipal, fiscalizou estabelecimentos comerciais como supermercados, mercadinhos e casas agropecuárias.
Durante a fiscalização foram interditados 22 litros do produto Roundup, que apesar de serem original estavam sendo comercializados juntamente com produtos alimentícios, o que por lei é proibido. O proprietário do estabelecimento foi notificado a apresentar a nota fiscal de compra dos produtos e realizar a devolução dos mesmos ao fornecedor.
É necessário ressaltar que é vedado por lei o armazenamento e a comercialização de produtos agrotóxicos e afins em recintos que contenham alimentos. Além disso é necessário que o estabelecimento que vai comercializar agrotóxicos tenha registro junto à AGED, conforme preconiza a Lei Estadual nº 8.521/2006 e Decreto nº 23.118/2007.
O Roundup é um herbicida à base de glifosato, uma substância química perigosa para a saúde humana e se não for manuseada de forma correta gera vários perigos potenciais como: irritação na pele, olhos e vias respiratórias. Também é perigoso podendo contaminar o solo e água se for derramado ou armazenado de forma inadequada tendo um impacto considerável na biodiversidade.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI