
Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
13/03/2025
A AGED de Balsas realizou vigilância ativa em uma propriedade de confinamento de bovinos com 5.500 animais. Além disso, houve ainda o acompanhamento das obras para instalação de um abatedouro frigorifico na propriedade que deve entrar em operação no final de 2026, com capacidade para abate de 500 animais/dia.
A fiscalização teve como ênfase o atendimento às ações do programa de vigilância para Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB, onde foram analisados os ingredientes da ração fornecida, armazenamento de ingredientes e o possível uso de cama de aviário, que é proibida na alimentação de ruminantes, por lei desde 2004.
O objetivo de ações como vigilância ativa busca verificar as questões de biosseguridade e bem-estar animal, além de prevenir a propagação da doença em propriedades de maior risco, envolvendo um monitoramento constante dos animais, vacinação e controle de vetores.
Depois da inspeção nos animais a equipe seguiu para acompanhar na mesma propriedade as obras da instalação do abatedouro frigorifico. Essa fiscalização visa observar que as instalações atendam aos padrões e se estão de acordo com as normas regulamentadoras para o abate de animais.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI