
Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
24/03/2025
A equipe de fiscais da Aged realizou vigilância ativa em propriedades rurais com objetivos de monitoramento de doenças, de assegurar a manutenção do status de zona livre de aftosa e de abertura de cadastro junto à Agência, no município de Timon.
As fiscais estaduais agropecuárias, médicas veterinárias, Jocélia Rêgo de Sá e Larissa de Carvalho Bessa, realizaram vigilância ativa em propriedades rurais para monitoramento de possível introdução do vírus da febre aftosa no plantel maranhense, conforme preconizado pelo plano de vigilância para Febre Aftosa, visando a proteção do patrimônio pecuário.
As fiscais também realizaram vistorias em propriedades rurais para conclusão dos procedimentos de abertura de cadastro junto aos escritórios da Aged de Timon, em cumprimento ao inciso IV do artigo 4º, do Decreto nº 30.608/2014.
Durante as visitas e vistorias foram observados e inspecionados animais suscetíveis para aftosa e não foram observados sinais clínicos compatíveis com as enfermidades vesiculares.
As vigilâncias em propriedades rurais são essenciais para a identificação precoce de enfermidades possibilitando ao serviço veterinário oficial uma resposta rápida e eficaz, evitando assim a disseminação de doenças. O trabalho educativo, realizado durante as vigilâncias e vistorias, promove a conscientização dos produtores rurais quanto aos seus direitos e deveres, contribuindo para o fortalecimento da parceria Aged e produtor rural.


GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI