


: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
28/03
O avanço do status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação e a relação com economia maranhense foi o tema da apresentação da Aged na manhã desta sexta-feira,28, durante o Fórum Estadual Ateg 2025, no Multicenter Sebrae.
A palestra foi proferida pela fiscal estadual agropecuária da Aged, Margarida Prazeres que falou sobre a certificação internacional da zona livre de febre aftosa, a importância da atualização cadastral de rebanho e vigilância epidemiológica.
A fiscal lembrou das palavras do gestor da Agência Estadual de Defesa da Bahia, Iran Serrão que afirma que “a conquista da certificação da Zona Livre de Aftosa Sem Vacinação representa um grande passo para a valorização da pecuária”.
Ao erradicar a febre aftosa e se consolidar como país livre da doença sem vacina, o Brasil fortalece sua posição no mercado internacional aumentando a confiança dos consumidores e dos parceiros comerciais na qualidade e na segurança dos produtos de origem animal.
Participaram do evento pela Aged o coordenador de Educação Sanitária, João Batista Silva Filho, o médico Veterinário Aymoré Fernandes, a fiscal estadual agropecuária, Aline Brito e o técnico em fiscalização agropecuária, Lúcio Carlos.



GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI