
Por Suyane Scanssette
12/05/2025
A equipe técnica da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) saiu em campo nesta quinta-feira, 08, para apurar uma notificação de mortandade de abelhas, no município de Anajatuba.
Apesar do longo e difícil acesso ao local da ocorrência, a equipe formada pelo responsável do setor de Sanidade das Abelhas da Aged, Clenilson Santos Almeida Júnior; o gestor da Unidade Regional da Aged de Itapecuru, José Hyrton Dantas Carneiro Júnior e o técnico de fiscalização agropecuária, José João Santos Lisboa conseguiram chegar ao apiário da propriedade para iniciar as investigações da causa da morte das abelhas.
No apiário, a equipe da Aged constatou as mortes e realizou a coleta de material para envio ao laboratório, afim de identificar o que causou a morte das abelhas.
A investigação teve início quando um apicultor se dirigiu ao escritório da Aged de Anajatuba e relatou a mortandade de 32 colmeias de abelhas do gênero Apis. Segundo as informações prestadas pelo apicultor a suspeita é de intoxicação.
Clenilson Almeida destaca que é importante todo apicultor ou meliponicultor informar à Aged do seu município quando identificar mortandade de suas abelhas, ou sintomatologia de alguma doença nas abelhas adultas ou crias.
Para notificar a Aged, além dos escritórios, a notificação pode ser feita através do site da Agência no menu “Notificação” ou pela Ouvidoria no contato (98) 99132-0441.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI