
Por Suyane Scanssette
12/05/2025
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) destacou a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA) como documento zoosanitário essencial para uma alimentação segura, durante palestra realizada em Santana do Maranhão.
A GTA garante a rastreabilidade dos animais desde a origem até o consumo, permitindo o controle de doenças e a prevenção de fraudes e adulterações. O documento também contribui para a segurança sanitária animal e a qualidade dos produtos de origem animal, assegurando a oferta desses produtos à alimentação do cidadão, garantindo a saúde pública.
A atividade realizada pelo fiscal estadual agropecuário, Francisco Alberto Júnior e o auxiliar de fiscalização agropecuária, José Augusto Rodrigues Souza, da Unidade Local de São Bernardo, da jurisdição da Unidade Regional de Chapadinha, obedece às diretrizes do programa de Inspeção Animal e do Trânsito de produtos e subprodutos de origem animal.
A palestra, realizada em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura de Santana do Maranhão no último dia 07, expôs a importância do documento para a segurança alimentar dentro do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Governo Federal.
Mais atividades da Aged
Durante a execução da atividade, foram recebidas documentações dos beneficiados participantes e de suas propriedades com vistas ao cadastramento e/ou atualização cadastral junto a AGED/SIGAMA (Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão) e agendamentos de visitas técnicas às suas propriedades.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI