por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
03/07/2025
A Aged intensificou durante toda a semana, ações de vigilância ativa nos municípios de Balsas, Açailândia e Pedreiras no combate a Peste Suína Clássica (PSC) que vem sendo realizada em todo o Estado
Essas ações fazem parte do Plano Nacional Brasil Livre de Peste Suína Clássica para a Região II, que inclui o Maranhão, visando a erradicação da doença e a obtenção do status de zona livre, com foco na vigilância ativa e outras ações de defesa agropecuária.

Ação Balsas
A vigilância em Balsas foi realizada em uma granja acima de 30 animais. O protocolo adotado vai desde a verificação do plantel, biosseguridade, manejo nutricional e sanitário que é utilizado, como também orientações ao produtor sobre os sintomas da Peste Suína Clássica como: diarreia, conjuntivite,. presença de manchas avermelhadas pelo corpo do animal, emagrecimento excessivo observados pelo produtor , a Aged deverá ser notificada imediatamente para que as medidas sejam tomadas e o atendimento realizado com excelência.

Os fiscais estaduais agropecuários seguiram o protocolo e realizaram todas as vacinas exigidas a criação de suídeos como: parvovirose, leptospirose, enterotoxicose, além do repasse de orientações como: atualização cadastral, notificação ao serviço de defesa quanto ao surgimento de doenças de notificação obrigatória, seguindo a espécie, como a peste suína clássica.
A fiscalização realizada em Açailândia em propriedade com suídeos é tecnificada e realiza boas práticas na criação de suídeos. O proprietário tem como finalidade a venda de animais para reprodução sendo referência na região em genética das raças: Landrace, Large white, Duroc e Piétrain.

Ação Açailândia
Durante a fiscalização a ULSAV de Pedreiras também foram realizadas ações de vigilância ativa em propriedades rurais.
Foram fiscalizadas três propriedades, totalizando 115 suínos inspecionados.

Ação Pedreiras
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI