

Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssete
18/07/2025
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) promoveu nesta semana treinamento para os novos fiscais estaduais agropecuários que vão atuar nas fiscalizações em defesa vegetal, em estabelecimentos comerciais de revenda de agrotóxicos e inspeções dos insumos agrícolas e agrotóxicos em propriedade rural.
O treinamento foi direcionado para os fiscais estaduais agropecuários que vão atuar nas regionais de Presidente Dutra, Bacabal e Itapecuru-Mirim.
A diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da Aged, Rejane Valéria Costa destacou a importância do treinamento no que diz respeito ao modus operandi das ações de fiscalização. “O treinamento foi dividido em teoria e prática, para que os novos fiscais pudessem aprender tanto a parte da inspeção sanitária quanto da defesa vegetal. Foram orientados quanto as metodologias e abordagens durante o processo de fiscalização. Eles puderam exercer na prática tudo aquilo que no decorrer dos anos vão vivenciar no dia a dia”, explicou.
Para o fiscal estadual agropecuário em treinamento, Fernando Filgueiras dos Santos o treinamento serviu para aprimorar seus conhecimentos. “Vamos iniciar as atividades agropecuárias para atuar de maneira correta e eficaz, reconhecendo o papel fundamental da Aged na defesa animal e vegetal do Estado, contribuindo com responsabilidade, cuidado e ética para o avanço do agronegócio no Estado”, afirmou.
Durante o treinamento, os fiscais tiveram lições sobre legislação em defesa e inspeção sanitária vegetal, informações sobre o SIGAMA, trâmites jurídicos, aplicação de auto de infração, além de orientações sobre direitos e deveres do servidor e processos administrativos.
Na parte prática do treinamento, os novos fiscais aprenderam as diretrizes de como proceder em fiscalizações de estabelecimentos comerciais com revenda de agrotóxicos no que diz respeito às normas e regulamentações aplicáveis, bem como a verificação do estabelecimento em apresentar as licenças e autorizações necessárias para a comercialização de agrotóxicos, como também observar o lugar onde os agrotóxicos estão armazenados, se estão devidamente rotulados e embalados corretamente, com informações claras sobre o conteúdo e as instruções de uso.
Já a fiscalização em propriedade rural, foram dadas as instruções referentes ao cadastramento do produtor junto a Aged, a forma da comunicação com o proprietário, dando todas as instruções do uso adequado de agrotóxicos, bem como o manuseio e descarte adequado, o desenvolvimento de habilidades para realização das inspeções identificando possíveis problemas e irregularidades, além de deixar tudo documentado e registrado com fotos, vídeos, notas. Caso haja necessidade de coleta de material para análise de pragas nas plantações a fim de manter um registro detalhado, os fiscais foram orientados a deixar o produtor ciente de toda fiscalização realizada.


GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI