22/08/2025 3:11 pm

AGED APURA DENÚNCIA DE USO DE CAMA DE FRANGO EM PROPRIEDADE RURAL EM SÃO JOÃO DO PARAÍSO

Por: AGED

22/08/2025

 

A ULSAV de Porto Franco, atendeu a uma denúncia de uso inadequado de cama de frango como adubo em bananais em uma propriedade rural em São João do Paraíso.

Durante a fiscalização foi observado que a cama de frango foi utilizada superficialmente, aplicada manualmente, formando acúmulos deste material orgânico nos pés de bananas. O proprietário foi autuado.

A cama de frango é permitida como adubo orgânico e PROIBIDA na alimentação de ruminantes, mas seu uso deve seguir as recomendações da legislação vigente, podendo ser aplicada superficialmente somente através de máquina, que triture e espalhe os resíduos, através de fertirrigação e diretamente nas covas com profundidade mínima de 25 cm.

 

A aplicação manual e superficial de cama de frango é proibida no Estado do Maranhão, através da PORTARIA CONJUNTA SAGRIMA/AGED Nº44/2022, pois a aplicação Manual e superficial forma acúmulos desse material orgânico, tornando um ambiente promissor para atrair moscas, além de ser um substrato para postura das moscas, podendo causar surtos de moscas no local e na vizinhança, causando enormes prejuízos a pecuária e ao bem estar das pessoas e dos animais, devido ao aumento da população das moscas, principalmente a “moscas dos estábulos”(Stomoxys calcitrans), que é uma mosca que se alimenta de sangue, com uma picada dolorida e que pode transmitir doenças aos animais e aos humanos.

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI