Por: Dariana Calado
Edição: Suyane Scanssette
28?08/2025
A Aged participou entre os dias 18 a 22 de agosto do XXXIII Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal na UEMA.
O treinamento foi realizado em parceria com o Programa de Pós- graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal da UEMA, com o objetivo de treinar médicos veterinários do setor privado para realização de teste de diagnóstico para brucelose e tuberculose animal.
A brucelose e a tuberculose animal são doenças que acometem diversas espécies de animais, principalmente os bovinos e bubalinos, causando prejuízos econômicos, são relevantes para a saúde pública e podem ser transmitidas aos seres humanos com a ingestão de leite cru e seus derivados sem tratamento térmico. Conforme o Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), o médico veterinário do setor privado executa os testes para o diagnóstico destas enfermidades para torná-los aptos para tal atividade.
A Aged por meio do setor de Brucelose e Tuberculose, representado pela Fiscal Estadual Agropecuário e Ponto Focal do PNCEBT/MA Adriana Prazeres Paixão e a médica veterinária Mestra em Defesa Sanitária Animal Maria de Lourdes Guimarães Borges realizaram palestras sobre a situação epidemiológica das doenças e índices de vacinação contra brucelose no Brasil e no território maranhense, além das legislações e procedimentos pertinentes à habilitação de médicos veterinários autônomos e, aula prática de vacinação contra brucelose em bezerras. Para que o veterinário faça parte do PNCEBT/MA é necessário que efetue o seu cadastro on-line junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“O treinamento para veterinários do setor privado é essencial, pois o profissional habilitado pode garantir a execução das técnicas de diagnóstico para brucelose e tuberculose dentro dos padrões preconizados pela Organização de Saúde Animal (OMSA) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), além de fortalecer as ações do serviço veterinário oficial (SVO)”, destaca a fiscal estadual agropecuária e Ponto Focal do PNCEBT, Adriana Prazeres Paixão.
Já a médica veterinária e Suplente do PNCEBT/MA, Lourdes Guimarães Borges, destacou a importância do treinamento para saúde pública e econômica : “A brucelose e tuberculose bovídea são zoonoses de importância para a saúde pública e econômica. Este treinamento é muito importante para o PNCEBT/MA, pois os médicos veterinários uma vez habilitados, realizam os exames de diagnósticos, notificam à AGED/MA os resultados, e, havendo animais reagentes positivos para estas enfermidades, a equipe técnica em um curto espaço de tempo, realiza os atendimentos in loco para sanar a enfermidade naquela propriedade, ações conjuntas estas, que contribuem para diminuir a prevalência e incidência da brucelose e tuberculose animal no estado do Maranhão”.
Uma das participantes do treinamento, Amanda Rodrigues Barbosa, fala sobre sua experiência em ter participado do curso: “ Foi uma experiência extremamente enriquecedora para meu crescimento profissional. O aprendizado abrangeu desde as doenças e sua epidemiologia até as atualizações do MAPA. Foi possível aprofundar o conhecimento sobre os diagnósticos, compreender a realização correta dos testes, além de reforçar a importância da ética profissional e ter aprendido estratégias de comunicação e diálogo com os produtores, aspecto essencial para a defesa agropecuária. Que o Maranhão avance cada vez mais na classificação de risco, caminhando rumo ao status livre sem brucelose e tuberculose”.
Atualmente, o estado do Maranhão possui 60 médicos veterinários habilitados, com 49 estruturas laboratoriais e 310 veterinários cadastrados para realizar a vacinação contra brucelose.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI