Por: Dariana Calado
Edição: Ricardo Castro
26/09/2025
A Unidade Regional de Zé Doca realizou, uma ação de fiscalização do uso de agrotóxicos em propriedades rurais dos municípios de Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão, Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi, totalizando 24 propriedades fiscalizadas.
Durante a atividade, os agricultores e produtores receberam orientações sobre o uso seguro de agrotóxicos, conforme determina a legislação estadual e federal.
Foram reforçadas práticas essenciais, como:
Além da fiscalização, a equipe realizou também, o monitoramento da planta daninha Amaranthus palmeri e a inspeção das lavouras de mandioca, com orientação sobre o manejo da doença Vassoura-de-bruxa da mandioca, causada pelo fungo Ceratobasidium theobromae (Rhizoctonia theobromae).
Essa praga, classificada como quarentenária presente no Brasil, foi identificada primeiramente no Amapá e atualmente já ocorre em Almerim, no estado do Pará. Seus sintomas incluem ramos secos e deformados, nanismo, brotação excessiva de ramos finos, clorose, murcha e morte apical, podendo levar à morte da planta. A doença pode se disseminar por material vegetativo contaminado, ferramentas de plantio, movimentação de solo e água.
A ação foi conduzida pela Fiscal Agropecuária Iolanda Sousa e pelo Auxiliar de Fiscalização Marlon Cutrim, reforçando o compromisso da Unidade Regional de Zé Doca com a agricultura segura, sustentável e a proteção da sanidade vegetal no estado.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI