16/10/2025 11:43 am

AGED intensifica fiscalização do vazio sanitário da soja em Paulo Ramos

Por: Dariana Calado
Edição: Ricardo Castro
16/10/2025

A equipe técnica da Defesa Vegetal da Unidade Regional da AGED em Bacabal realizou, no mês de outubro, uma série de inspeções e fiscalizações em propriedades rurais do município de Paulo Ramos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O objetivo principal das ações foi verificar o cumprimento do vazio sanitário da cultura da soja, determinado pela Portaria nº 610/2025-AGED, que proíbe o plantio e a manutenção de plantas vivas da oleaginosa durante o período estabelecido, como medida de controle da ferrugem asiática da soja.

Durante as visitas, os fiscais também promoveram orientações voltadas ao uso correto, armazenamento e devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, reforçando as boas práticas agrícolas e a responsabilidade ambiental dos produtores.

De acordo com o fiscal estadual agropecuário Silas Castro Reis, engenheiro florestal, as ações da Aged, têm caráter educativo e preventivo e destaca: “A Aged é parceira do produtor quando compartilha conhecimento e corrige práticas que podem ser aprimoradas. Também é aliada do consumidor, pois sua missão é garantir alimentos seguros e de qualidade”.

As fiscalizações referentes ao vazio sanitário da soja nas Regiões Produtivas II e III, que abrangem os municípios da regional de Bacabal, continuarão até o fim do período de proibição do plantio, 31 de outubro (Região Produtiva II) e em 30 de novembro de 2025 (Região Produtiva III).

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI