Por: AGED
24/11/2025

A AGED/MA por meio do Setor de Brucelose e Tuberculose, representado pela Fiscal Estadual Agropecuário e Ponto Focal do PNCEBT/MA, Adriana Prazeres Paixão, a médica veterinária Maria de Lourdes Guimarães Borges e as Técnicas Estaduais Agropecuárias, Luzinete Araújo de Oliveira Silva e Verônica Batalha Jardim, realizou nos dias 18 e 19 de novembro, reunião técnica com os médicos veterinários cadastrados e habilitados no Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose animal PNCEBT-MA.

O objetivo principal foi reforçar a importância dos profissionais na prevenção dessas enfermidades. Durante a reunião, foram abordados o panorama da brucelose e tuberculose no Brasil e no estado do Maranhão, considerando os seguintes aspectos: legislações federal e estadual, número de focos, percentual de vacinação contra brucelose, classificação quanto ao grau de risco, orientações relacionadas ao preenchimento de formulários, aquisição de insumos, comercialização de vacinas B19 e RB51, certificação de propriedades e as perspectivas do programa, como implementação do plano estratégico de vacinação contra brucelose e a utilização do SIGAMA (Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão) como ferramenta para que os médicos veterinários possam enviar os relatórios e solicitar a autorização para confecção de blocos.

A brucelose e a tuberculose são doenças que acometem diversas espécies de animais, principalmente as fêmeas bovinas e bubalinas, além dos seres humanos, que causam prejuízos econômicos e são relevantes para a saúde pública. Um dos sinais clínicos da brucelose é o abortamento, principalmente no terço final da gestação, repetição de cio e nascimento de crias fracas. Já a tuberculose é considerada uma enfermidade silenciosa, pois o animal pode estar em bom estado corporal.

A transmissão ao homem ocorre pela ingestão de leite cru e seus derivados e carne mal cozida. As formas de prevenção consiste em vacinar bezerras bovídeas entre 3 e 8 meses de idade, aquisição de animais com atestado de brucelose e tuberculose, transporte de animais com GTA (Guia de Trânsito Animal), eliminação de animais reagentes positivos e o consumo de produtos de origem animal com o selo de inspeção municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF).
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI