Todo processo educativo representa uma ferramenta importante para o cumprimento das ações de defesa e inspeção agropecuária, refletindo positivamente na sociedade. Promover uma mudança de comportamento, para obter respostas satisfatórias no exercício da cidadania, requer um esforço constante na busca da reflexão acerca dos conhecimentos essenciais de educação sanitária para promoção e manutenção da saúde de rebanhos, sanidade das plantações, assim como, na saúde pública e do meio ambiente, na busca constante de uma saúde única.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – Aged/MA produziu a 1ª versão deste “Manual de Procedimento Operacional Padrão de Educação Sanitária e Comunicação”, objetivando dar orientações, suporte e padronizar as ações a partir do planejamento e realização das atividades de Educação Sanitária e de Comunicação de maneira uniforme e, dessa forma, apoiar ações estratégicas, necessárias ao serviço de defesa e inspeção agropecuária.
Com ações educativas planejadas, integradas e participativas, pretende-se ainda, estimular um maior número de servidores para as atividades de educação sanitária, visto que este é o caminho para a incorporação e transformação de saberes, com a desconstrução de saberes antigos e ultrapassados e construção de novos conhecimentos e, assim, contribuir para a consolidação da defesa agropecuária no estado do Maranhão.
Conheça a 2ª edição do Manual do Procedimento Operacional Padrão de Educação Sanitária e Comunicação Social da Aged. Clique na imagem abaixo.
Méd. Vet. João Batista da Silva Filho
Coordenador de Educação em Defesa Agropecuária e Comunicação Social –
Aged/MA
Mestre em Defesa Sanitária Animal – Uema
Manual Educação Sanitária Aged
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI